A busca pelo primeiro emprego é coisa séria. Por isso, o Programa Jovem Aprendiz Detran 2023 é uma ótima opção para começar a carreira profissional. O projeto faz parte do programa criado pelo Governo Federal, que conta com a parceria de diferentes empresas. Neste artigo apresentamos tudo o que você precisa saber para se candidatar a uma vaga. Boa leitura!
Confira também:
O Detran
O Detran é um órgão estadual do Poder Executivo que aplica e fiscaliza as leis da Secretaria Nacional de Trânsito. Sendo assim, cada Estado tem um departamento responsável por garantir o cumprimento da legislação. Dessa maneira, ele tem como função a fiscalização do trânsito de veículos terrestres.
De maneira geral, o Detran é um braço da Senatran. Sendo assim, o trabalho realizado é o mesmo em todos os Estados brasileiros. No entanto, cada governo estadual tem a liberdade de incluir atividades para melhorar as condições do trânsito local. Como, por exemplo, a educação no trânsito.
Jovem Aprendiz Detran 2023: quem pode se inscrever
Para se inscrever no programa, o jovem precisa preencher alguns pré-requisitos. Dessa maneira, jovens entre 14 e 24 anos tem a chance de concorrer a uma vaga. Outro ponto importante é que o candidato precisa estar matriculado ou já ter concluído o Ensino Médio.
No entanto, o ensino deve ser realizado na escola pública. Sendo assim, as vagas são destinadas aos jovens de baixa renda. Vale ressaltar que é preciso ter disponibilidade para cumprir a carga horária de trabalho. O tempo de dedicação é dividido entre o trabalho e a capacitação profissional, que faz parte do programa.
Benefícios
Como já dito anteriormente, o Jovem Aprendiz Detran 2023 é parte do programa do Governo Federal. Sendo assim ele concede aos contratados os benefícios previstos em lei. Ou seja, o jovem recebe salário compatível com a carga horária e função que será exercida.
Além disso, o candidato também recebe FGTS, 13º salário e férias remuneradas. No entanto, para além dos benefícios obrigatórios, o programa oferece ainda vale-alimentação e vale-transporte. Ou seja, os custos para se manter no trabalho são reduzidos, com alimentação e deslocamento.
Todavia, ao participar do Jovem Aprendiz Detran 2023 o candidato não tem chances de efetivar seu contrato. Afinal, a empresa é uma estatal e, sendo assim, as contratações são realizadas através de concursos públicos. Dessa maneira, o candidato é dispensado ao final do contrato de trabalho.
Embora esse ponto pareça negativo, vale ressaltar que a experiência adquirida é algo positivo para o currículo. Sendo assim, o jovem tem maiores chances de conseguir outros empregos. Afinal, além de ter a oportunidade de trabalhar, ele garante o certificado em um curso de profissionalização.
Jovem Aprendiz Detran 2023: inscrições
As inscrições para o programa devem ser feitas no site oficial do Detran de cada Estado. A plataforma conta com os recursos necessários para o jovem se candidatar a uma vaga. Dessa maneira, o processo de contratação e seleção é feito pelo próprio órgão.
As vagas disponibilizadas pelo Detran são outro fator importante. Elas determinam em quais áreas o jovem poderá exercer suas atividades enquanto Jovem Aprendiz Detran 2023. As principais oportunidades são para atendimento e orientação de clientes, auxílio a outros funcionários e organização de documentos em geral.
Ou seja, o candidato irá exercer funções administrativas. Isso quer dizer que terá experiência na área e poderá se candidatar a outras vagas após o término do contrato. O Programa Jovem Aprendiz Detran 2023 é uma oportunidade para que jovens sem experiência comecem no mercado de trabalho.
Dessa maneira, a falta de experiência não se torna um empecilho na hora de se candidatar para outras oportunidades, fora do Programa Jovem Aprendiz Detran 2023.